Raios, trovões e fogos de artifício

Fim de ano chegando, epoca de fogos, raios e trovões. Sempre me espanta a quantidade de cães que fogem ou se machucam por entrar em pânico com o barulho, sendo que, o medo de fogos e trovões, é um problema de fácil solução.

Apesar de normalmente ser possível solucionar estes problemas com as dicas que vou dar, em casos de fobia extrema o acompanhamento por um veterinario comportamentalista se faz necessário, de qualquer forma é indispensável saber se seu peludo está em boa forma, até porque você não quer que ele tenha um piripaque na próxima final de campeonato, certo?
Antes de começar o processo de dessensibilização, ou seja, acostumar o cão gradualmente ao barulho, você vai precisar de duas coisas:
A primeira é uma toca, você vai precisar criar um esconderijo seguro, confortável e de fácil acesso para o seu cão, um lugar para onde ele possa correr quando se sentir ameaçado e entrar em pânico, sem precisar fugir de casa ou se enfiar em lugares onde possa se machucar como embaixo de moveis.
Para fazer a toca você pode usar um crate, caixa de transporte, casinha e até uma caixa de papelão. Forre com almofadas e cobertores e coloque uma peça sua de roupa usada para que o cheiro familiar traga mais conforto. Caso seja muito aberta coloque um pano por cima para que fique mais escurinha. E nunca, de jeito nenhum, tente arrancar seu peludo do esconderijo seja onde for, cães costumam ficar agressivos em situações de stress.
Além de não forçar o cão a sair do esconderijo é muito importante que ele sinta sua proteção nessas horas. Aquele papo de que fazer carinho em um cachorro com medo só piora o quadro é balela. Nesse ponto os cães são como crianças, transmita segurança e carinho e ele se sentirá protegido e acolhido.
(Para saber mais sobre opções de toca e como fazer dela um lugar irresistível para seu cão leia estes posts: O que são crates e como acostumar seu cão a ele)
A segunda é descobrir o que seu peludo mais ama no mundo além de passeios, na maioria dos casos esse algo vem a ser comida, é claro! Mas também tem os que são vidrados em bola, em nylabones, etc.
No caso do seu cão ser louco por comida, tente descobrir o que é irresistével para ele, pode ser frango cozido, queijo, biscoitinhos…e antes de falar “mas meu cão não liga pra comida, nem pra bolinhas” experimente fazer esta receita de petisco caseiro, ainda estou pra conhecer um cão que não ligue pra ele. ;)
Raios e Trovões

Dessensibilizar o cão a barulho de trovões é bem facil, ainda mais no Brasil em época de chuvas. Tirei o medo do meu Fritz com esta técnica em 3 sessões, durante tempestades, em dias consecutivos.
Pra começar observe o comportamento do cão em dia de tempestade, você perceberá uma mudança antes mesmo das trovoadas começarem. Se nós percebemos que vem chuva por aí imagine eles que são bem mais sensíveis. É importante perceber o momento exato que ele começa a ficar com medo para poder agir antes. Alguns dos sinais são: orelhas para tras coladas na cabeça, rabo entre as pernas, se encolher, ficar com a cabeça baixa e lamber o focinho.
O processo é simples, comece toda vez que ameaçar chover. Dê petiscos, carinho, elogios, brinque com seu cão, faça ele perceber que toda vez que o tempo muda coisas muito legais acontecem até chegar ao ponto dele não se esconder mais ao menor sinal de chuva então continue até chegar ao ponto que ele fique perto de você mesmo com trovoadas, então dê um petisco a cada trovoada ou raio até perceber que ele não liga mais para a chuva.
Fogos de Artifício

Com fogos de artifício a coisa pode ser um pouquinho mais complicada, porque é dificil predizer quando o time do seu vizinho vai fazer gol, né?
Para dessensibilizar seu cão a fogos você vai precisar desde coisas que façam estallidos como plastico bolha a coisas barulhentas como tampas de panela e, porque não, até bombinhas ou um rojão. Vale qualquer coisa, fosforo para ele se acostumar com o cheiro e a claridade, chuvinha de prata também é uma boa, enfim, seja criativo. Também é bacana ter um ajudante que possa fazer os barulhos enquanto você trabalha com o cão.
Alguns cães reagem a barulhos de fogos que saem de alto falantes, neste caso o trabalho fica mais facil, existem videos, mp3, cds de barulhos que você pode usar colocando o som bem baixinho e ir aumentando gradativamente conforme o cão vai se sentindo mais confiante.
O processo é o mesmo dos trovões, comece dando petiscos enquanto alguém estoura bolhinhas do plastico bolha, passe para, por exemplo, biribinhas, vá aumentando o volume dos estouros aos poucos até que o cão não entre mais em pânico.
Outra dica é piscar as luzes da sala junto com o barulho e também deixar restos de fogos próximos a area onde o cão come para que ele se acostume com o cheiro de pólvora.
Como pode ver o processo é bem simples, mas requer paciencia e tato, quem manda nesse treino é o cão, vá devagar, só dê o proximo passo quando ele se sentir confiante e relaxado com o anterior, se ele se apavorar volte ao ponto que ele se sentia confiante. Pode ser que você consiga resultados em 3 dias, 3 semanas ou 3 meses, tudo depende do quão medroso seu cão é e do seu empenho em dessensibilizá-lo.