André Macedo .

Tecnologia do Blogger.
RSS

Por que os cachorros se esfregam nas pernas das pessoas?

Muitas vezes o costume que os cachorros tem de se esfregarnão tem relação alguma com o sexo. “Até mesmo ao montar outro cachorro, o bicho pode querer simplesmente expressar dominação, testando a aceitação e a submissão do outro”.
Se é um filhote, é possível que esse comportamento seja uma espécie de prática para a vida adulta. “No caso, o movimento é uma brincadeira, um exercício”, Tédio e carência afetiva também podem atentar o comportamento. Pode-se dizer que é a saída que o animal encontra para chamar a atenção do dono.
E onde entra o impulso sexual, afinal? “Se o bicho tiver tendência para uma excitação exacerbada ou sofrer de um excesso de testosterona, por exemplo, aí, sim, acaba se masturbando”, explica o veterinário Carlos Donini, . Compete ao veterinário, então, distinguir quando se trata de um costume, digamos fora do normal. “No próprio exame clínico já dá para diagnosticar distúrbios endocrinológicos ou comportamentais”, garante Donini.
Se as causas são hormonais, as alternativas de tratamento alteram – de medicamento e castração a acupuntura e homeopatia. Se o especialista, todavia, conclui que o comportamento abusado é pura falta de educação, ele deve orientar o dono sobre como agir em ocasiões assim.
Para evitar a saia justa, é melhor castrar o animal. “A cirurgia deve ser feita antes do primeiro cio ou aos 5 meses de idade, se o cão for macho”, aconselha. “Além de resolver alterações hormonais, o procedimento evita câncer, complicações no útero e gravidez psicológica”.
 ”A castração costuma solucionar o problema em cerca de 70% dos casos”, estima o especialista. Só há um inconveniente: a cirurgia está associada à obesidade. A solução, então, é oferecer rações com poucas calorias e colocar o animal para fazer exercícios.

Como evitar o constrangimento

Nem pense em impedir seu cão com berreiros e agressões físicas. “O animal pode ficar seriamente traumatizado”, avisa Donini. Ele aconselha que o dono tire da frente de almofadas ou animais de pelúcia tomados para a prática sexual.
Porém como não dá para esconder as pernas das visitas, a saída é impedir o comportamento com um “não” firme ou um breve empurrão. A sensação ruim vai condicioná-lo a não repetir os atos. “Distrair o cachorro com passeios e brincadeiras também.

352397 mania cao esfregar perna visita 11574 Por que os cachorros se esfregam nas pernas das pessoas?


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário


GIRLSPT.COM - Cursores Animados