André Macedo .

Tecnologia do Blogger.
RSS

http://www.dogdogs.net/queda-de-pelo-em-cachorro-coceira-alergia-e-parasitas-dicas-importantes

Ao contrário do que muitos pensam, a queda de pêlos nos cães é normal, desde que esta queda não venha por causa de alergias de pele, dermatites, ou parasitas como pulgas, carrapatos, fungos, micoses, bactérias e ácaros, como a sarna demodécica, a sarna otodécica e sarna sarcóptica.

Troca de pêlos, a muda natural

Para os bichinhos de pelagem curta a queda de pêlo acontece duas vezes por ano, uma quando o inverno se aproxima, deixando os pêlos mais densos, e outra troca quando está chegando o verão, deixando a pelagem mais fina. Mas se você tem um cachorro de pelagem comprida, as trocas de pêlos acontecem somente uma vez por ano, já que é impossível os pêlos do seu melhor amigo crescer o suficiente em seis meses. Então, se a pelagem do seu animal não apresenta falhas visíveis, muito provavelmente ele está passando por uma muda natural.

Descobrindo a causa da queda de pêlos e da coceira excessiva

Caso a queda de pêlo venha acompanhada de uma coceira irritante e frequente, além do surgimento de falhas na pelagem e manchas vermelhas na pele, é possível afirmar que seu cachorrinho pode estar sofrendo com algum tipo de alergia de pele que, em muitos casos, está diretamente ligada aos seguintes itens:
Alergia generalizada é o tipo de alergia que é muito difícil de ser diagnosticada. Somente o dono do animal é capaz de descobrir o que faz seu cachorro ser alérgico e, consequentemente, ter queda de pêlos, pois ambos convivem diariamente. Logo, recomenda-se começar pelo shampoo usado em seu banho, troque-o pelo Peroxydex Spherulites da Virbac, excelente anti-séptico que ajuda a combater fungos, bactérias, seborreia e dermatites. Troque também o produto de limpeza (eliminador de odores e desinfetante) usado para limpar o ambiente que o seu cão vive. Mude também o tipo de comida que seu cão ingere. Faça isso gradualmente e um item por vez, até descobrir o que pode ser a causa desta alergia.
Outro tipo de alergia é o relacionado a pulgas e carrapatos. Cães que apresentam sinais de DAPP (Dermatite Alérgica a Picadas de Pulgas) não precisam de uma infestação de pulgas para começar a se coçar, basta o contato de alguns destes parasitas para a coceira começar, gerando muito incômodo e até queda nos pêlos. É altamente recomendada a realização de uma dedetização no ambiente onde seu cachorro fica para acabar com todo o ciclo das pulgas e dos carrapatos, além de começar um controle anti-pulgas preventivo e frequente no seu melhor amigo.
Os ácaros que causam a sarna demodécica, a sarna otodécica e a sarna sarcóptica também podem ser o motivo que faz seu bichinho ficar se coçando muito e o tempo todo. Se a pele do seu animal apresentar manchas vermelhas e falhas na pelagem, leve seu melhor amigo imediatamente a um veterinário. O tratamento é simples, mas quanto antes começar, melhor para a saúde e bem estar dele.
Imunidade baixa, problemas hormonais e uma alimentação não balanceada, ou seja, ração que não apresenta todos os nutrientes e vitaminas que um cão precisa, também estão diretamente ligados à queda de pêlos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário


GIRLSPT.COM - Cursores Animados